Em 07/01/2014 fui fazer um ensaio fotográfico, que a Camila comprou no Groupon, no Orquidário, pois sempre gostei deste local, pela beleza, animais e pela flora que possui.
Qual não foi minha decepção ao reparar que a reforma pelo qual o orquidário passou e que o deixou fechado durante 03 (tres!!!) anos, não sanou todos os problemas, e, além disso, a manutenção parece falha, pelo menos no que diz respeito as gaiolas das araras, que simplesmente não podem ser vistas pelo excesso de mato dentro das mesmas.
A quantidade de bichos também diminuiu muito. Onde estão as Lontras? E as orquídeas? não é época?
A fonte também não estava funcionando, mas ouvi uma notícia certa vez que era porque ela não tinha retorno da água que usava (???), o que era um tremendo desperdício. (e pelo visto não arrumaram isso ainda?
Abaixo notícia veiculada em agosto/13 pelo G1 ainda espera resposta.
"Irregularidades no Orquidário são apuradas pelo Ministério Público
O Ministério Público Estadual instaurou inquérito para apurar diversas irregularidades na reforma do orquidário de santos, no litoral de São Paulo, apontadas pelo vereador Evaldo Stanislau. O caso foi apresentado há pouco mais de um mês. Prefeito da cidade tem 30 dias para explicar os problemas.
A primeira denúncia, foi em relação a Fonte da Ninfa, que fica na entrada do parque. A fonte é uma torneira aberta por nove horas, seis dias por semana, e de acordo com um funcionário do Orquidário, não existe nenhuma bomba que faça a água retornar e ser reaproveitada. O parque ficou três anos fechado para reforma e foi reaberto em junho do ano passado. Pouco tempo depois, já apareceram vários problemas, como janelas emperradas e corroídas pela ferrugem, infiltrações nos tetos e elevadores simplesmente parados. Os elevadores deveriam ser usados por pessoas portadoras de deficiências.
O prazo para o término do inquérito é de 180 dias, mas pode ser prorrogado. O prefeito Paulo Alexandre Barbosa tem 30 dias para apresentar justificativas e dar esclarecimentos. Para a administração municipal não houve mau uso do dinheiro público e os problemas encontrados são pontuais e não interferem no funcionamento do parque, nem apresentam riscos aos visitantes. Outra informação passada pela prefeitura é que a maior parte dos serviços já foi feita pelas empresas sem custos para os cofres públicos. O sistema de irrigação da estufa no espaço destinado às orquídeas também nunca funcionou. Foram gastos cerca de R$ 11 milhões nas obras. O caso foi parar no Ministério Público Estadual, depois de denúncias feitas pelo vereador Evaldo Stanislau. O promotor Luiz Claudio Bandeira instaurou inquérito para apurar o caso, vai colher depoimentos, fazer vistorias e perícias no parque.
O prazo para o término do inquérito é de 180 dias, mas pode ser prorrogado. O prefeito Paulo Alexandre Barbosa tem 30 dias para apresentar justificativas e dar esclarecimentos. Para a administração municipal não houve mau uso do dinheiro público e os problemas encontrados são pontuais e não interferem no funcionamento do parque, nem apresentam riscos aos visitantes. Outra informação passada pela prefeitura é que a maior parte dos serviços já foi feita pelas empresas sem custos para os cofres públicos."
Pelo jeito teremos de esperar mais algum tempo por respostas, enquanto isso, quem perde são os turistas e moradores da baixada, que, como eu, somos apaixonados pelo Orquidário.
Espero que em breve providências sejam tomadas e que o parque volte a ter a beleza de sempre, e a riqueza tanto de flora quanto de fauna.
Espero que em breve providências sejam tomadas e que o parque volte a ter a beleza de sempre, e a riqueza tanto de flora quanto de fauna.