segunda-feira, 5 de agosto de 2013

E DUAS SEMANAS PASSARAM...


26/07/2013

E a semana passou...voou, como sempre, e eu voei com ela.

As coisas continuaram como sempre, mas eu não! Continuaram os problemas, algumas coisas dando erradas, o transito caótico, o divórcio em andamento, e todo o resto, mas eu mudei. Não totalmente, não radicalmente, mas sutilmente, firmemente, convenientemente...eu estou mudando.

Algumas pequenas atitudes, alguns pequenos conceitos, não sem recaídas, não sem tropeções, mas a mudança é contínua, constante, e está me fazendo muito bem!

Respira, fecha os olhos e respira de novo, abre os olhos e segue em frente, segue vendo o mundo de uma forma um pouco diferente, com atitudes um pouco diferentes, e aos poucos vou melhorando.

As aulas de Yoga estão me ajudando muito, semana passada a aula já tinha sido muito boa, mas a dessa semana foi ótima, pois fui de peito e mente abertos para encarar a aula, e nem o frio atrapalhou. Por causa do meu ombro a aula teve de ser alterada, mas isso acabou sendo ótimo. Agradeço de coração a esta pessoa maravilhosa que é a Gabi.

Bom, vamos ver como fica a próxima semana, e depois conto mais. Namastê _/\_


05/08/2013

Pois é, outra semana que passou, mas não tão rápida. Tinha a impressão que ela se arrastou, mas de qualquer forma, passou e passou bem.

Alguns problemas ainda, que devo pensar e corrigir, mas nada que afetasse meu bom humor e minha felicidade atual. Tive ótimos momentos durante a semana e principalmente no fim de semana, que consegui ir a praia sábado e domingo e correr nos dois dias 2,7Km, diminuindo o tempo de sábado para domingo.

Minha aula de yoga foi ótima, e como sempre me animou mais para o final de semana.

Meu ombro ainda me incomoda, faltam 2 sessões de fisioterapia para terminar esta série, e hoje marco retorno com o ortopedista. Com certeza precisarei de muitas sessões de fisio, pois ainda não tenho todo o movimento do ombro. Mas isso não me preocupa agora, que estou no início do tratamento.

Meu peso estabilizou em 79,0, nesta semana o trabalho é baixar o máximo que eu puder. Como pretendo correr hoje e quarta, e maneirar no rango, então é boa a chance que isso aconteça.

Quanto a glicemia, ela sobe e desce, mas vai começar a entrar nos eixos.

O mais importante é a sensação de bem estar que estou sentindo, esta sensação de que as coisas podem e estão dando certo, que elas vão melhorar e que só preciso manter meu foco naquilo que realmente importa, batalhando para que isso aconteça e não dando tanta importância para as coisas que não saem exatamente como eu queria.

As pessoas que quero agradecer sabem que sou grato, pois falo isso atodo momento a elas. Aos outros, se não quiserem ajudar, pelo menos não atrapalhem (endereçado a uma pessoa em especial, do trabalho).

É isso ai. Qualquer hora tem mais. É importante saber que a pessoa mais importante da sua vida vai estar sempre presente. Você mesmo. Namaste! _/\_



 
 


terça-feira, 23 de julho de 2013

E COMEÇOU A SEMANA


22/07/2013
Bom, a segunda passou, e passou bem. Não que não tivessem problemas, isso tem todo dia, mas resolvi não dar muita bola para eles. Mas eles perturbaram pacas.
Como não podia deixar de acontecer, esqueci o ultrassom em casa, então vim almoçar por aqui, e aproveitei para cuidar do Bob.
Vou ter de fazer fisioterapia, 10 sessões, sem remédios, só fisio.
Aproveitei hoje e depois de muito penar, pois o buraco era o mínimo necessário, consegui passar a mangueira do gás e agora posso usar o fogão. Quero fazer umas receitas que a Camila andou fazendo e que são naturebas. A primeira vai ser o quibe vegetariano. Vou pegar a receita com ela hoje.
Mais uma garrafa pet foi detonada pelo Bob. Ele se diverte. Cuidar da casa não é fácil, ainda mais com essa gripe que parece que está me largando. Mais um copo de vinho a noite. Lá pelas 21 vou comer queijo branco com granola e yogurte.
Preciso continuar meu trabalho mental de relaxamento. Preciso reordenar as coisas para começar a cozinhar. Preciso rearrumar os quartos. Preciso um monte de coisas, inclusive parar de precisar tanto.
Panos no varal e outros na máquina. Quinta fazer despesa para comprar os ingredientes do quibe e talvez do risoto que quero fazer. Preciso vender logo o carro para poder por a net e pegar receitas . olha eu precisando de novo!
Ouvindo Beatles, gosto muito. Organizando fotos, copiando musicas para montar um álbum para viajar (quando e como, só o tempo dirá). Agora vou fazer algumas coisas. Só volto amanha, mas se tudo der certo com outro tipo de post. Ao infinito e além.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

1º FIM DE SEMANA...

20/07/2013

A vigilância precisa ser constante, pois ainda no começo desta nova jornada, e com vícios de quase 50 anos de vida, tenho a tendência de sentir auto piedade, de começar a me lamuriar e lamentar, reclamar de pequenos problemas que ainda continuam a aparecer.

Mas sinto que estou conseguindo cortar isso, na maioria das vezes no início, e nas outras um pouco depois.

A aula de Yoga de sexta foi ótima, e senti que realmente evolui um pouco, principalmente na postura do equilíbrio (e desculpe minha mestra se não lembro o nome correto agora), onde percebi a diferença de determinação desta vez e da anterior.

Nesta sexta senti me concentrei bem mais, pois sabia da dificuldade, e o mais importante, para mim, foi lutar até o limite para me manter na postura, e quando saía, respirar e tentar novamente. Com isso consegui me manter melhor, mais tempo e com o pé mais elevado que da primeira tentativa.

Este primeiro sábado desta nova fase até que foi fácil passar até aqui (18h). tinha coisas e planos e consegui cumprir até o momento. Ainda falta o resto do sábado e um domingo inteiro, mas vou manter minha mente ocupada com os meus projetos. Faz falta a internet agora, pois já poderia por este post no ar, mas tenho de aceitar estas dificuldades momentâneas.

Agradeço de coração as pessoas que estão me ajudando neste momento, mas agradeço principalmente a mim mesmo, por não desistir de nós.

Por enquanto é só e vamos continuar nesta jornada. Vida longa e próspera!


21/07/2013

Ainda gripado e na luta, o domingo passou bem, dormi bastante, acordei com o sol em meu rosto, peso mais baixo e glicemia também, e Bob querendo atenção.

Passeio com Bob feito, casa mais limpa, roupa guardada, algumas coisas arrumadas, outras não, algumas metas definidas, caminhei um pouco, linda Lua no céu. Lua cheia dos poetas, não resisti e dei de presente para uma pessoa especial.

Tomando um vinho tinto que comprei, para tomar uma taça toda noite (até ele acabar...rs)

Dormi uma parte da tarde. Bem, não dormi, mas descansei, depois de tomar remédio para ver se essa gripe vai embora de vez. Amanhã quero correr, portanto tenho de estar bem.

Continuando a seleção de músicas para colocar no pen drive. Provável que não vá ter uma próxima viagem de carro para eu curtir, mas isso não importa, posso ouvir quando estiver na Hora do Brasil, ou seja lá que nome tiver o programa que começa as 19 horas.

Vou começar a levar lanche para almoçar, e esta semana vou arrumar a ligação do gás para poder começar a fazer comida em casa. Algumas ideias na cabeça e muita vontade de mudar a minha alimentação. Vamos ver o que acontece. Espero contar com a ajuda de Alguém.

E assim as ideias vão aparecendo e vamos ver o que acontece. Principalmente ver como passa esta semana. Algumas coisas tenho de alterar no meu comportamento nesta semana, para continuar meu projeto. Mudanças sutis e contínuas para chegar na paz de espírito que almejo.

Preciso aprender a ler direito as mensagens que chegam...rs. o vinho estava ótimo, mas vou resistir a tomar a segunda taça...rs

Por hora é só. E a luta continua companheiros...rs


sexta-feira, 19 de julho de 2013

PESSOAS SÃO PESSOAS

Há pessoas e pessoas... Vamos falar apenas das boas, aquelas que aparecem na sua vida quando você mais precisa, aquelas que estão por ali e no momento exato te dão aquela força, aquela palavra amiga, aquele gesto de carinho.

Pessoas que chegam a você por outras pessoas que já nem fazem parte da sua vida, pessoas que cruzam com você apenas uma única vez, mas te dão um sorriso que te tira de suas preocupações e te iluminam o dia.

Pessoas que te ajudam só por existirem, por estarem por perto.

Pessoas são pessoas, que estão aí para te ajudarem na jornada, para te aliviar temporariamente do peso nos ombros. E também para que a gente possa treinar nosso lado bom, para que possamos ser melhores, para que possamos praticar o bem e ajudar os outros.

Agradeço a todas estas pessoas que estão me ajudando a tornar-me melhor.

abraços.

PS - segunda conto como transcorreu a sexta e o final de semana.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

VIDA NOVA, DE NOVO...

Bom, dizem que um círculo não tem fim... pois bem, este vai ter um fim agora.

Não adianta insistir, portanto, não insistirei. Vida nova, de novo.

Tentei, retentei e tentei de novo, então agora é parar, pensar e seguir um outro caminho. Mas desta vez preciso realmente de mudanças, e não mais de tentativas.

Precisarei repensar muitos conceitos, muitas atitudes, muita coisa da minha vida, não vai ser fácil, mas como nada foi fácil até agora, então não deve ser muito difícil...

Como na minha vida toda tomei mais decisões erradas que certas, vou tomar algumas decisões que poderão vir a se mostrar erradas, mas não vou me preocupar com isso agora, preciso de um pouco menos de peso nos ombros, então a primeira decisão é renunciar a minha chefia, tirar este peso de cima e com isso partir para as próximas decisões.

Como esta decisão vai acarretar uma perda monetária, vou vender o carro, hoje mesmo vou começar a ver nas agencias e nos “catarinas” quanto posso pegar por ele, e providenciar a venda se possível ainda este mês. E enquanto isso, vir trabalhar de ônibus.

Assim que estas duas coisas estiverem resolvidas, vou ver o que faço. Até lá, é marcar as consultas que preciso, e fazer os tratamentos necessários, cuidar da saúde, da alimentação e do corpo.

Vou vender a bike, mas não a esteira, pois vou precisar dela para me cuidar. Vou providenciar uma lista de prioridades e de tudo que pretendo e preciso fazer, e ver no que vai dar.

Claro que esta lista não inclui nada com o verbo comprar... pois isso só em 2015. Até lá, minhas prioridades são perder peso, voltar a correr os 10 km, manter a glicemia sob controle e com menos remédios. E também tentar quitar algumas das dívidas que fiz.

Acho que isso vai me manter ocupado pelos próximos 18 meses. Hoje meu peso é de 80,0 Kg e minha glicemia está em 208, e sábado corri 1,8 km em 12m35s, então esse é o começo desta nova vida.

Amanhã conto as consequências imediatas da minha decisão. Por enquanto o dia está apenas começando. Um bom dia a todos. E em especial para você, que foi a motivação de tudo isso. Vou sentir saudades de muitas coisas, mas como você mesmo disse, tudo tem o seu lado bom. O copo está meio cheio, então vou tentar encher mais um pouco e depois matar minha sede nele.

Seja o que Deus quiser. Boa sorte para você e para mim. Amanhã me preocuparei com amanhã, hoje vou deixar correr. Ainda vou chorar, ainda vou sofrer, mas já passei por tudo isso e sobrevivi, devo sobreviver de novo. O Rei está morto! Vida longa ao Rei! Alguns entenderão. Ou não!

Não vou dizer que não estou com medo, estou e muito, mas isso não vai travar minhas mudanças, pois com medo ou não a vida não vai parar, então vamos nessa. Sinto que não estou sozinho, estou comigo, e não estava comigo há muitos anos. Ainda preciso de mais contato comigo, me reconhecer melhor. Depois de tantos anos longe, é necessário um tempo para quebrar o gelo, por a conversa em dia e ver em que mudamos, em que nos distanciamos e no que vamos nos reaproximar, mas o importante é que nos reaproximamos. Obrigado Gabi.

Então é isso. Chega por enquanto. Como disse, amanhã conto o que aconteceu durante o dia de hoje.

Bom tudo isso escrevi ontem (17/07/2013), então hoje de manha pensei melhor e vou dar este faturamento de prazo para ver como fico, se consigo levar na boa e manter o cargo, se verificar que não dá, então saio.

até o presente momento (16:40h) consegui trazer numa boa. vamos ver amanha.


sábado, 29 de junho de 2013

CONTINUANDO COM O DIARIO...

28/06/2013

Começando a escrever a tarde, pois hoje teve dedetização então o trampo terminou as 12 horas, mas saí mais cedo pois tinha consulta no ortopedista por causa do meu ombro direito.

Nem vou comentar muito o que aconteceu no serviços estes 3 dias, pois cada coisa que acontece que nem vale a pena. O que posso adiantar é que estamos atrasados, e que tem coisas que acontecem que realmente não entendo.

Quarta a noite teve festa da Mariana num bufet dentro de um prédio, muito estranho. Mas a festa foi boa, saí de lá mais cedo, pois não estava muito bem, estava com muito sono. Dormi bem e na quinta acordei atrasado, mas para felicidade minha, a glicemia estava mais baixa, 194, o que se manteve na sexta feira.

Quinta saímos mais cedo do trampo, pois teve limpeza do chão, e tiveram que desmontar todos os computadores. Ótimo, cheguei em casa e fui passear com o Bob, e ele adorou. Corremos no canal 7, e depois ficamos em casa brincando. Tentei ler um pouco, mas o Bob não deixou.

Hoje teve festinha de niver da Bianca, uma das estagiarias, e assim a manhã voou.

Depois do médico fui ao banco regularizar a bagunça do meu empréstimo, o que foi bem rápido, portanto cheguei cedo em casa, colocando roupa para lavar, lavando a louça e arrumando outras coisas.


Daqui a pouco vou passear com o Bob, e fazer outras coisinhas na casa. As 18 horas tenho aula de yoga, depois não sei o que vou fazer, mas arrumo alguma coisa. Até a próxima.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

DIARIO PARTE 3

 25/06/2013

O dia começou bem...chovendo...rs. Sério, a glicemia baixou um pouco, para 211, o peso também, tomei café, levei fruta e lanche. A manhã passou normal, sem muitos problemas, que só começaram a partir das 12 horas.

Mas consegui manter a cabeça fresca, a não ser a tarde que por alguma tilt mental não conseguia lembrar onde estava minha carteira, e com a ajuda do Carlos e da Esposa consegui achar, dentro do carro, atrás do freio de mão. (não, não sei como e qual horário ela foi parar lá.

Durante o dia tive algumas boas noticias, como o fato que meu tio Jair saiu da UTI, que vou ter aula de yoga na sexta, que o pagamento caiu, e que vou conseguir resolver o problema de pagar o empréstimo, já que por erro entre o banco e a CAPEP ainda não tinha sido descontado (hoje era a segunda parcela).

Coloquei álcool no carro hoje, e para minha grata surpresa, ele tinha caído um pouco de preço.

Motoqueiro não precisa respeitar as leis de transito? Não é pego nos radares? Olha, nem sei pra que fazer moto escola, já que não respeitam quase nenhuma regra de transito.


Agora a noite vou comer torta na Camila, o que muito me deixa feliz. Depois se der comento alguma coisa, senão, só amanha.

Ainda deu tempo, então só comentando... A TORTA ESTAVA UMA DELÍCIA!.

Agora sim encerro o dia...  

terça-feira, 25 de junho de 2013

DIARIO PARTE 2...

 24/06/2013



O dia começou bem, tempo nublado, 79,8kg (pra variar), 280 de glicemia. Pelo menos acordei no horário e cheguei cedo na CAPEP. Esqueci o carro sem alarme, por sorte me avisaram.

A internet na maior parte do dia estava mais lenta que o caramujo da animação Universidade de Monstros, que eu só vi por enquanto no trailer.
O Carlos não pôde vir trabalhar, mas por sorte nada sério aconteceu. Primeiro dia sem a Laura, mas as meninas deram conta do recado. Tive de falar com o Daniel, mas por sorte ele resolveu o problema que aconteceu. A tarde a internet estava um pouco melhor.

Almocei no serviço, levei lanche e banana, preciso começar a me cuidar. Como não poderia deixar de ser, choveu depois do almoço, e chove até agora, só porque disse que ia começar a treinar. Mas, como não vendi a esteira, vou por ela para funcionar.

Duro vai ser treinar na esteira sem a televisão. Falei que ela queimou? Tomei um lanche leve agora, cuidei das coisas do Bob, dei uma varrida na casa e estou esperando um pouco para ir para a esteira, deixar o lanche assentar. Aproveitei coloquei o lixo do Bob para fora e de uma varrida rápida na casa. Glicemia agora a noite em 260, mas vai baixar mais.

Pretendo amanha levar mais um lanche, pera (hoje foram bananas) e ver como fica a glicemia amanha a noite. Espero que melhore.

Bob como sempre aqui por perto fazendo farra e me chamando para brincar. Acho que ele esqueceu do que conversamos domingo.

19 horas, desligar o radio porque hora do Brasil ninguém merece. Vou pegar umas musicas para colocar no pen drive para poder fazer esteira.
Vou nessa agora, depois nos falamos.

Voltei. Bom, aqueci durante 600 metros a ± 5 km/h, corri 1km, andei 200 metros, corri mais 1 km, andei mais 200 metros, corri meu ultimo km e andei mais 100 metros. 3 km de corrida e 1 e 1,1 km de caminhada. Para começar esta bem. Daqui a pouco banho, assim que o corpo esfriar um pouco. Depois um suco de laranja e um pão integral, descansar e cama.

O Bob ainda vai ter de acostumar com a esteira.

20:20, vou tomar banho, fazer um suco de laranja, brincar com o Bob e dormir, que amanha vai ser outro dia cheio.

Ainda não escrevi as metas, mas estou pensando nelas. Em breve.


segunda-feira, 24 de junho de 2013

VOLTANDO AO ASSUNTO...

Bom dia.

Para quem não sabe, estou sem internet em casa, pois precisei cancelar o serviço por economia. É, a coisa anda complicada, mas não adianta estender o assunto. 

Então está complicado colocar postagens aqui no blog, mas quero dizer que não desisti do blog, apenas as postagens demorarão mais para sair. Ou não....rs

Aqui vai um trecho do meu novo diário, que comecei ontem. Vamos ver onde vai dar...

"23/06/2013

Inspirado pelas mudanças que a Camila vem conseguindo, resolvi tentar algumas delas, mas do meu jeito, pois só assim acho que consigo.

Primeira e necessária mudança foi fazer uma planilha de gastos e começar a conter os mesmos, dando prioridade para a alimentação e os remédios. Claro que ainda não consegui muita coisa, mas já estou tomando conhecimento dos meus gastos e a cada dia fico mais certo que tenho de mudar de atitude. Algumas coisas já consegui, mas ainda estou no meio do caminho.

Também, inspirado na Camila, pedi à Gabi para começar a fazer Yoga, o que lentamente (tive uma aula inicial de conversa e uma aula prática até agora) está trazendo algum bem pra minha vida. O mais importante está sendo conseguir encarar algumas coisas de frente, e pensar sobre elas.

Interessante perceber como muita coisa que eu fazia e parei me faziam bem, e eu nem percebi que perde-las me trouxe muitas coisas ruins. Agora é começar a trazê-las de volta.

Outra coisa é perceber, e assumir, o que não é fácil, que eu perdi a fé. No geral, não apenas em algo específico. Perdi a fé em muitas coisas e percebi o quanto isso é prejudicial. Preciso agora trabalhar em descobrir no que acredito, e fortalecer este sentimento.

Também percebi que preciso de um tempo meu, mas meu de verdade, e agora combinei com o Bob que as segundas, quartas e sextas são minhas, terças e sextas são dele, e sábados e domingos são nossos. Começo esta semana a colocar isso em prática.

Vou voltar a correr, mas como corria antes, com método e concentração, foco, estratégia e meta. Já fui caminhar 3 dias esta semana que passou na praia, apenas para perceber o quanto é bom ter este tempo para mim.
Muitas mudanças, mas o principal vai ser me policiar para não me deixar desanimar. Acho que as aulas de Yoga serão fundamentais, já que foi a partir delas que comecei a enxergar certas coisas.

O exemplo da Camila tem sido também um bom incentivo, ver que é possível mudar ajuda. Sei que não será fácil, mas esta semana colocarei algumas metas e irei persegui-las. Peso, glicemia, economia, campeonatos, aquisições e outras coisas mais abstratas devem estar no papel esta semana.

Sei que não vai ser fácil, até porque me conheço bem demais, mas isso agora servirá de estímulo, portanto, mãos à obra. Preciso ter em mente que não tenho mais tempo a perder, e que minha vida depende de mim, portanto, vamos em frente.

Preciso levar isto em frente, e principalmente e primeiramente restabelecer minha fé em mim, e conseguir pequenas mas importantes conquistas, e perceber o quão importantes elas são, mas que também são as primeiras, portanto devo buscar mais e mais pequenas conquistas, até estar preparado e motivado para buscar outras maiores."

E por enquanto é só.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

CORAÇÃO, NÃO ME ASSUSTE...

Bom, fiquei mais tempo do que queria sem fazer exames periódicos, e acabei levando um susto.



Mas não devia, pois meus exames clínicos nunca foram muito bons, teve uma época que o triglicérides estava tão alto que nem aparecia valor... Mas agora paguei o preço, pois apesar dos resultados não estarem tão ruins, justo o teste ergométrico apontou um problema que pode vir a ser sério.



Digo justo ele, pois sempre mostrou que tinha um bom coração, no sentido de estar bem de saúde, e agora...

Pois é, agora tive de fazer uma Cintilografia do Miocárdio, para determinar se tenho ou não uma artéria ou veia ou qualquer coisa entupida, para saber se posso voltar a correr ou não.


E também estou tomando um remédio diário contra o colesterol. Fiquei uns dias tensos, aguardando o exame, que foi mais tranquilo que esperava, a não ser que demora muito.

bom, agora é aguardar o resultado, passar de novo pelo cardiologista e ver o que ele fala. Até lá, é esperar e manter a calma.







domingo, 31 de março de 2013

PÁSCOA, MUDANÇA, ETC...

Domingo, Páscoa, último dia de março, casa nova.

Quanta coisa.

Bom, fiz a mudança na quinta-feira, graças a Deus, me livrei daquele tormento que era a vizinha esquizofrenica. Hoje voltei lá pela última vez para pegar o que faltava, agora é entregar as chaves e só voltar lá para ver os amigos e para pegar a correspondência. Por falar nisso, a partir de amanha ligar, mandar email, e o que mais for preciso para alterar o endereço nos locais necessários.

A casa ainda ta uma bagunça, mas já tem muita coisa desencaixota. o Bob ainda não se adaptou por completo, mas espero que não demore.

Resfriado, cansado, mas pelo menos estou de casa nova.

No trampo só m... atrás de m... da nova administração. Se os boatos se confirmarem, será a maior de todas.

Eu agora precisava de férias de novo...rs

bom, só por hoje. Apenas para desopilar um pouco.

até a próxima.

segunda-feira, 18 de março de 2013

FÉRIAS - FINAL



Bom, ontem foi o último dia das minhas férias, e hoje, 18/03/13, voltei ao trabalho.

Minha última semana de férias foi bem corrida, tendo em vista que achei um novo apartamento e tive de providenciar a documentação. Para isso contei com a ajuda da Mamis e da Maninha.

Foram umas férias bem diferentes, sem ter programado nada, sem preocupações com fazer isso ou aquilo, aproveitei para descansar, arrumar algumas coisas, curtir TV, alguns passeios próximos e ficar muito com o meu dog, o Bob.


E de volta ao trabalho, as coisas continuam na mesma.

O importante é que coisas boas estão acontecendo, e que estou tentando resolver os problemas.

Até o próximo post.




sábado, 2 de março de 2013

OS JETSONS


"Os Jetsons" foi outro desenho que esteve presente em minha infância, e que ajudou a moldar meu gosto por ficção científica.

Série animada produzida pela Hanna-Barbera, na década de 60, criada no ano de 1962 e tendo apenas 24 epsódios, foi inicialmente passada no Brasil entre 1962 e 1963 pela TV Excelsior, entre 1985 e 1987 pelo SBT, e atualmente ainda é exibida pelo canal Toncast.













Esta série introduziu o conceito de uma família típica morando no futuro, entre  carros voadores, robôs e outras centenas de coisas que se pensava incorporadas ao dia a dia das pessoas, mas foi extremamente moralista e conservadora no geral, sendo a família retratada idêntica aos preceitos morais vigentes na época da criação do desenho.












A familia é composta por:

George Jetson - O adorável patriarca da família é um pai esforçado, mas sempre toma as decisões erradas, é trapalhão, sendo que até o cão da família passa a perna nele... É trabalhador, mas possui um patrão estressado que vive lhe oferecendo a vice presidência das empresas, mas nunca dá...;

Jane Jatson - Dona de casa que adora uma visita ao shopping, onde pode gastar o dinheiro do marido, comprando roupas e outras coisas. Mas também adora tentar tornar a vida de George mais fácil e preparar grandes jantares;

Juddy Jetson - A filha adolescente, preocupada com namoros e compras, mas apesar disso dedica-se aos estudos;

Elroy Jetson - O genio da família, aos 10 anos é craque em ciencias espaciais.

Astor - O cão da família, não muito esperto mas sempre traz o chinelo de George quando este chega em casa do trabalho. Ele fala...rs

Rose - A empregada robô da familia, um modelo ultrapassado que a família não quer trocar, pois é como se fosse parte da família;

Cosmo Spacely - Chefe neurótico, autoritário e tirano de George, que adora oferecer a vice-presidência para depois negá-la...



Na animação, George e sua família passam mensagens otimistas aos seus espectadores, mesmo vivendo situações engraçadas de maneira bem humorada. Por isso a fórmula, cedida à trama por parte de seus criadores, deu certo.



Quem nunca se imaginou vivendo em cidades aéreas, dirigindo carros voadores e tendo uma empregada-robô para servir e limpar a casa? Se essa visão de futuro está no imaginário das pessoas, muito se deve a Os Jetsons, clássico desenho animado da Hanna-Barbera que mexe com a imaginação de toda uma geração há décadas.


Estamos na metade do caminho do futuro imaginado por Os Jetsons. Toda a ação da série, produzida pela primeira vez entre 1962 e 1963, com uma segunda versão entre 1985 e 1987, se passa no distante ano de 2062. 50 anos depois da mais famosa família do futuro chegar à TV, e faltando cerca de 50 anos para chegarmos à época em que vivem George, Jane, Judy, Elroy, Rosie e Astro, o que será que deu certo, o que foi superado e o que ainda podemos ver daqui pra frente na tecnologia imaginada pelos produtores do desenho?



Em entrevista ao Terra, Bob Hathcock, produtor da segunda versão da série na década de 80 e filho de Jerry Hathcock, produtor do desenho original na década de 60, disse que acredita que os escritores responsáveis por pensar na tecnologia usada em Os Jetsons não estavam tentando ser videntes ao mostrar a forma que as pessoas viveriam em 2062. "Eles estavam apenas tentando ser engraçados. Era uma espécie de Os Flintstones ao contrário", afirma.

A verdade é que muitas coisas que usamos e consideramos banais hoje em dia já haviam sido imaginadas há 50 anos não por técnicos em informática ou engenheiros, mas por profissionais de desenho animado. As videoconferências são um exemplo. 


Tão comuns quanto falar ao telefone, reuniões por vídeo entre filiais de empresas ou conversa entre amigos pelo Skype acontecem o tempo todo. Não precisaremos esperar até 2062 para ver cenas como o senhor Spacely conversando com George se tornando reais. E para quem não lembra, os "videofones", como eram chamados no programa, foram um prenúncio da era da mobilidade em que vivemos hoje, com videochamadas sendo feitas até pelo relógio de pulso.



Se por um lado esse tipo de situação já chegou, por outro ainda temos mais 50 anos pela frente para colocar em prática outros hábitos da família do futuro. Quer ter uma empregada-robô em casa? Hoje, em lojas de varejo, é difícil que você encontre uma Rosie para vender. Mas as pesquisas em robótica avançam a passos largos, e pesquisas com robôs humanoides capazes de realizar tarefas domésticas já estão em desenvolvimento. Só para citar um exemplo, pesquisadores sul-coreanos criaram um robô capaz de fazer a limpeza da casa, colocar a roupa na máquina de lavar e esquentar a comida no microondas. Robôs como o Mahru-Z, ou até mesmo como Rosie, aparecem a todo momento em feiras de robótica e em centros de pesquisa, mas sua fabricação em série, por enquanto, é inviável. Quem sabe daqui a 50 anos?




Futuro aéreo ainda é distante

Mas há muita coisa no desenho que estamos a uma distância gigantesca de alcançar. Tudo em Os Jetsons parece querer ficar no espaço. Os carros, as casas e até mesmo as partidas de golfe são mostrados no ar. "No final dos anos 50 e a maior parte dos anos 60 estávamos na época da corrida espacial e nós pensávamos que todas as coisas maravilhosas que estavámos ouvindo falar viriam a acontecer. As coisas nem sempre acontecem como você pensa. As pessoas comuns não vislumbraram a internet do jeito que ela é e o quanto ela assumiu as nossas vidas, mas achávamos que haveria aviões pessoais e edifícios flutuantes", diz Hathcock.

Nesse tempo que separa Os Jetsons do mundo que vivemos parece que o ser humano aprendeu a manter os pés no chão. Ainda damos passos pelas ruas e as rodas dos nossos carros seguem girando firmes no solo, e tudo indica que vai continuar assim por alguns anos. Protótipos de "carros voadores" até aparecem, mas mais se parecem com aviões do que com os veículos compactos que voam pelos céus de Orbit City no mundo dos Jetsons. Mesmo que o Pentágono tenha lançado um programa no ano passado querendo testar protótipos até 2015, é muito incerto pensar em um modelo desses pelas ruas - ou pelos ares - até 2062.




Futuro que já é passado

Mas o que é mais divertido pensar em Os Jetsons é no que era para ser futuro e virou passado muito tempo antes. Meio século antes de chegarmos à época em que se passa o desenho, já vivemos em um mundo em que buscamos informações em alta velocidade tocando em telas - enquanto a modernidade do desenho está cercada de botões.


Em oposição a objetos ultramodernos que talvez nunca saiam do campo das ideias, exemplos de projetos de futuro deles que já ficaram no nosso passado não faltam. Enquanto no desenho uma máquina preparava uma refeição completa em uma cápsula pressionando um botão, os funcionários das empresas do mundo Jetsons ainda batiam ponto com cartão-ponto (o que muita gente que vive na época dos crachás com chips nem deve conhecer). Da mesma forma, enquanto um avatar fazia o exercício matinal por George ou as pessoas conseguiam passar objetos pela tela da TV, os estudantes ainda consultavam informações em enciclopédias na série.



"Sei que as pessoas acham legal que um monte de coisas no programa se tornou realidade. Mas eu estou mais impressionado com a maneira como as coisas são diferentes do que o show tinha previsto", afirma Hathcock. Para o produtor, quando os robôs pessoais ou outros avanços em hardware chegarem as pessoas não vão se impressionar tanto, pois já é uma realidade com que elas estão acostumadas. Mas será que Hathcock, anos depois de ter trabalhado na séria, ainda arrisca o que poderia nos impressionar em 2062? "As maiores mudanças serão na bioengenharia e geoengenharia. Se nós pudermos viver o suficiente para vê-las será muito legal."




















sexta-feira, 1 de março de 2013

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

ENTÃO... VÁRIOS TEMAS

Tenho  pensado em vários temas para escrever aqui, porém não me decidi ainda, então vou listar alguns aqui:



TRANSITO - O transito aqui em Santos anda algo perto da calamidade pública, seja pelo excesso de veículos, seja pela total falta de respeito e educação de uma parcela cada vez maior de motoristas, ou seja pela total falta de estrutura que nossa cidade possui. Sinalizar através da seta é algo que a maioria não faz, seja por falta de educação, ou por não saber onde fica, pois ninguém mais lê manual...rs. Andar na faixa em pistas com mais de uma, é coisa que santista não sabe fazer, principalmente nas curvas.



Existem outros fatores, mas vou deixar para detalhar quando resolver escrever sobre isso. 



VIZINHOS - Antigamente vizinho era uma pessoa que podíamos contar com a ajuda em caso de necessidade. Hoje, na maioria das vezes, gostaríamos simplesmente que não existisse. Parece que educação, respeito, bom senso e camaradagem são coisas que não existem em nossos vizinhos, ou pelo menos em uma parcela que cresce dia a dia.

Desde que me mudei para Santos, morei em 1 casa e 3 prédios, e sempre tive um ou mais vizinhos que realmente poderiam morar em cavernas na pré-história, pondo medo em muito dinossauro. As pessoas acham que por   serem donas dos apartamentos, podem fazer o que querem, sem levar em consideração os que moram ao lado, acima ou embaixo.

Nada pior que ter uma vizinha com problemas psiquiátricos, que ouve música alta, grita sandices pelos corredores e faz escândalos no meio da rua de madrugada, para citar uma parte.







COLEÇÕES - Tenho muitas, miniaturas de carrinhos, motos, aviões, cães, corujas, gatos, de chaveiros, coisas do Egito, Star Wars, DVDs, e acho que é isso. Mas ainda estou tirando fotos delas, e isso demora. Tenho um álbum no Face dos meus chaveiros, que esta sendo atualizado quase diariamente. Tem a coleção de peças orientais, gravatas de cachorro, livros do Isaac Asimov, entre outras. Pena que este ano não poderei comprar nada delas, mas aceito presentes...rs




ASSUNTOS PESSOAIS - emagrecer, cuidar da saúde, escrever, poesias, filmes que gosto, coisas que me satisfazem ou que me chateiam, pessoas legais, outras nem tanto, meu aumigo (ja escrevi sobre ele 2 vezes), meu outro aumigo, são realmente vários assuntos, mas as vezes fico pensando muito e acabo não escrevendo nada...rs. Isso além do trabalho, família, passeios, viagens, minha cidade, enfim, tem muito assunto para falar. Entao porque eu não escrevo???




Boa pergunta... Bom, vou começar a escrever sim, e mais. Vou escrevendo aos poucos, com calma, e vamos ver o que acontece. Amanhã ja tem outra poesia programada, assim como uma outra para o dia 3 de março. Assim vou tentar intercalar poesias antigas com escritos novos, e ver o que acontece. Se não acontecer, paciência...rs.













domingo, 24 de fevereiro de 2013

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

BOB - MEU AUMIGO E CÃOPANHEIRO


Este é o Bob, meu aumigo, que adotei no final do ano de 2012, e que me faz muita cãopanhia. Hoje ele deve estar com pouco mais de um ano e um mês.

Ah, e este na foto era o sofá quando ele veio para casa (ele o Bob...rs)



Conheci o Bob através da Camila, pois ele morava perto do trabalho dela, e eles acabaram se conhecendo e foi amor à primeira vista. 

Ele era filhotinho ainda, muito brincalhão e adorava ela, que sempre dava um jeito de passar onde ele ficava e dar carinho e atenção para ele. 






Esse era o Bob quando filhote, e vocês vão perceber que a carinha dele não mudou muito, mas o tamanho....rs

Ele ficava o dia todo na rua, o que deixava a Camila muito triste, pois passava-se a impressão que ele não era bem cuidado.






Sempre que eu podia também ia dar uma olhada no Bob, quando ia almoçar com a Camila, e ficava com pena dele ali na calçada sozinho, no calor, e quem sabe na chuva também, pois a gente não sabia se ele era ou não recolhido quando chovia.

Ficávamos com pena, mas não podíamos fazer muita coisa por ele.





Um dia a Camila me ligou e disse que o dono do Bob precisava dar ele, pois não tinha mais condição de ficar com ele, e precisava resolver isso logo.





Bom, precisava pensar no assunto, afinal, ter novamente um cachorro, morando sozinho e trabalhando o dia todo não ia ser fácil, mas como ele ficava na rua o dia todo, achei que ele poderia ficar o dia todo sozinho, porém pelo menos mais confortável.

Além disso, seria uma ótima companhia para mim.




Então acabei adotando o meu aumigo e fomos felizes para casa...Não foi uma coisa fácil, mudou radicalmente minha rotina, mas eu sabia que isso ia acontecer.





Como vocês podem perceber, ele foi destruindo aos poucos o sofá, a cortina, e outras tantas coisas da casa, e admito que por duas vezes pensei seriamente em procurar alguem que ficasse com ele, pois eu não estava mais aguentando.










Porém, por causa da Camila e também pelo Bob, acabei ficando com ele. Hoje ele está mais comportado (um pouco mais), e passamos horas agradáveis juntos, brincando, descansando, passeando, enfim, como dois bons aumigos.






E graças a Camila, hoje o Bob tem um lar, com muito amor e cuidados, e eu tenho um ótimo cãopanheiro para as minhas horas em casa. Obrigado aos dois.